Não desperdice a intuição

Os primeiros 5 minutos de qualquer relação são os mais importantes. Eles dizem se Sim ou se Não.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Voce está velho

Segundo dicionários, Velho é: o que está gasto pelo uso, que tem muito tempo de existência, desatualizado, antiquado, antigo, ultrapassado, que se deteriorou pelo tempo de uso, que está fora de uso; entre outras definições...

Eu tenho um par de sapatos que está literalmente (segundo as definições que apontei acima) velho. Mas toda vez que faço uma limpeza no guarda-roupas para doações, ele roda, roda e volta lá pra dentro. Não me desfaço dele, por que é bonito (pra mim), por que é mais que confortável, por que tem suas histórias incontáveis (literalmente), por ter feitos viagens que são parte de minha história... Por isso ele ainda tem seu lugar na prateleira, recebe a graxa e o polimento e, sempre que posso, um olhar com com fundo de lembrança.

Mas é natural, de coisas e objetos, ficarem velhos, com exceção de coisas de péssima qualidade que se deterioram antes de ficarem velhos.

Especificamente para mim, o adjetivo Velho me lembra poeira, algo dentro de uma caixa deixada num canto escuro, talvez com teias.

Por isso talvez me é tão inconcebível ouvir que uma pessoa é velha.
Como podem chamar uma pessoa de Velho?

Segundo os mesmos dicionários, Pessoa é: criatura humana, indivíduo notável, ser humano, ser real, entre mais algumas outras definições.

Gente, presta atenção: pessoa não fica velha, o tempo é que fica para trás.
Pessoas, se EU pudesse classificar, são todas iguais, nascem, crescem, pensam, brincam, riem, choram, criam, destroem, aprendem, cantam, bebem água, desaprendem, fazem amor, trabalham, dão trabalho, vagabundeam, vão embora, morrem, deixam saudades. Acho que poderiam ser classificas até pelo que fazem, produzem, ou deixam de fazer com seu cérebro.

Mas já ouvi dizer até que por aí classificam pessoas pelo seu exterior! Pessoas, brancas, negras, amarelas, vermelhas! E pelo santinho que seguem? Ó Deus!  E também distinguem pessoas pelo sexo (e pelo que querem fazer com seu sexo)!

Eu não comemoro o dia Internacional da Mulher por que antes, bem antes, muito antes disto sou uma pessoa. E, isso sim, é discriminação.

Dia do Negro, Dia da Árvore, Dia da Mulher, Dia do Doente.  Pra mim, isto é velho.

Se voce está vivo, todo dia é dia de voce, de homem, de mulher, de árvore, de animais, dos doentes, dos sãos, da natureza, da humanidade. Um pensamento pode ser velho. Gente não.

Agora, se voce não pensa assim, voce está velho.