Não desperdice a intuição

Os primeiros 5 minutos de qualquer relação são os mais importantes. Eles dizem se Sim ou se Não.

Responsabilidade Social

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM MEUS TERMOS


Voce já deve ter ouvido falar em Responsabilidade Social. Pelo nome também pode parecer bastante óbvio seu significado. Mas não é.
Gostaria de explicar de um jeito diferente pois tenho lido tantas descrições, definições, explicações algumas tão rebuscadas, enfeitadas, cansativas que não cheguei ao fim...


E como este será o meu jeito, talvez muitos não concordem comigo. But...


Quando se vai sentar à mesa para o jantar, o que se deve fazer antes? Lavar as mãos.
É óbvio.
Não, não é óbvio. Se fosse, tanta gente não sentaria à mesa sem lavar as mãos. Por isso, nestas vezes alguém tem que lembra-los de ser responsável para com sua própria saúde. SUA PRÓPRIA SAÚDE.


Uma rapaz sai de sua casa, senta na calçada, desembrulha um picolé num dia de sol. Mas onde jogará o papel? No lixo. É óbvio.
Não, não é óbvio. Se fosse, não haveriam bueiros entupidos e, em momentos de fortes chuvas, causando alagamento em sua rua, em sua casa. SUA PRÓPRIA CASA.


Domingo de sol. Alguns amigos resolvem se reunir logo cedo na casa de um deles para passar o dia na piscina, sem se incomodarem com outros eventos que ocorrem na cidade. Conversaram, beberam comeram e falaram muito mal dos políticos, do governo e dos gastos públicos. Voltam para casa somente no final do dia, felizes, pois divertiram-se naquele que era um dia de eleição. MAS NÃO FORAM VOTAR.


Enfim, há milhares, senão milhões de exemplos vivos à nossa volta de situações estarrecedoramente óbvias, mas que se provam contrárias de tal forma que o que antes poderia se chamar de óbvio, hoje chamamos de Responsabilidade Social, ou seja, temos que lembrar, e vangloriar e divulgar e fazer festa quando alguém faz algo que DEVERIA FAZER CORRETAMENTE DESDE O INÍCIO, por simples consciência cidadã.


Consciência cidadã? Também é outro jeitinho lindo e moderno de chacoalhar quem deixou a educação pra tras.


Enfim,  se houvesse antes de tudo EDUCAÇÃO, com toda a extensão e força da palavra,  não sei se a expressão  Responsabilidade Social seria tão forte assim hoje.