Não desperdice a intuição

Os primeiros 5 minutos de qualquer relação são os mais importantes. Eles dizem se Sim ou se Não.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Adorável Mundo Novo pode ser detestável


Hoje eu tinha um outro tema totalmente diferente em mente. Eu ia falar sobre um Sábio que conheço.
Mas algo inesperado, nas últimas horas, tomou-me este teclado das patas... É... patas mesmo, de bicho... mas outro dia explico o por quê das patas...

Que delícia ver a chuva chegando, e voce há quilometros de sua casa, lembrando que deixou roupas no varal e as janelas escancaradas do seu quarto para ventilar o ar com cheiro forte do sinteko fresco de poucos dias atrás... Sim! Delícia se voce tem um celular nas mãos e pode ligar pra casa e pedir pra alguém te socorrer nisso. Se fosse em 1994, ( como deve ter ocorrido comigo mesma) teria que voltar voando pra casa.

E que moleza é preparar uns comes e bebes pra receber seus amigos que avisam que vem quando já estão na portaria. Sim, por que voce pode abrir seu freezer, pegar uns saquinhos de pão de alho, mini pães pré assados, uns patês, saquinhos de snacks, umas garrafinhas de Ice Something, passar um spray anti-cheiro-de-algo-que-não-está-bom no Living, botar um dvd do Garth Brooks Collection no home theater, ligar o ar e pelo interfone mandar o pessoal subir e depois ainda tirar umas fotinhos com eles de seu mobile.  Mas, receber os amigos em 1977 não era assim não...

A gente nem liga mais para as maravilhas que nos cercam (e cercam mesmo). O freezer na cozinha, o home-theather, o dvd, o blue-ray, no living, o(s) celular(es) na bolsa tocando um bip stereofônico avisando que chegou um sms span da operadora, o laptop na mesa com seu Mail encoberto pela proteção de tela, e que não deixa voce ver que chegou uma mensagem totalmente indesejada enviada para Undisclosed Recipients (leia-se Todo Mundo que Voce Conhece, mais aqueles que Voce Não Conhece e que Não Deveria Receber essa Mensagem) e que trata de algo que voce disse em segredo pra alguém, e não se sabe como, agora até a província de Xi'an na China, também está sabendo. E dá vontade de sumir nessa hora. Saltar de Bungee Jumping de uma ponte deve dar o mesmo sentimento. (Aliás é outra coisa que não existia anos atras como há hoje, brincar de morrer de medo).

Esse poder avassalador de: 1- mandar e-mail, 2- para Undisclosed Recipients, 3- usar o Bcc (mandar pra um sem que o outro saiba, na cara dele), e 4- ainda usando Alias (um nome que voce cria quando não quer os outros te achem) ou até  5- criar um falso e-address em serviços de e-mail gratuitos, tudo isso quando combinados com má fé, falta de escrúpulos, ganância, ignorância ou maldade tem levado relacionamentos para o buraco, profissionais para a rua, negócios à falência, amizades ao fim, e, em todos os casos, à insônia, às dores de estômago e de cabeça.

Como se não bastasse falarmos a "5ª língua mais difícil do mundo", onde falar o Português fluente não é pra todo mundo, e por possuirmos uma língua riquíssima em sinônimos, colorida, quente, emocionante, com história, (e que muitos bravos lutaram pra salvar desse assassinato lento para que os que se recusam a estudar possam se sentir incluídos), e é onde exatamente toda essa riqueza exige todo cuidado em sua manipulação para que o que se quer dizer seja realmente dito e não mal interpretado... onde todo cuidado com a produção da comunicação é pouco, muito pouco... ainda temos que cuidar em não correr o risco de ver a comunicação ser mal direcionada (e agora acho que aqui caberia dizer até MAU direcionada).

Esse adorável mundo novo e high-tech, cheio de anglicismos (essas palavrinhas inglesas que forram nosso vocabulário hoje) também tem seu lado B, seu lado detestável. Ainda assim, a culpa reside nas pessoas, muito provavelmente naquelas que falam "a nível de" e quando são corrigidas dão com os ombros, naquelas que não lêem livros.

Não dá vergonha de saber que os brasileiros lêem em média 1,2 livros por ano (e eu ainda to achando que essa informação, da Câmara Brasileira do Livro, está exagerada) e passamos mais de 3 horas por dia na frente da TV?

Pense nisto com carinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário