Não desperdice a intuição

Os primeiros 5 minutos de qualquer relação são os mais importantes. Eles dizem se Sim ou se Não.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Viva o Ontem que voce tem hoje nas mãos


Feliz 2010 para todos. Uma Feliz Vida para todos.

Estes não são desejos vazios, mas verdadeiros desejos de realização a toda humanidade. De um jeito simples expresso meu desejo de que todos vivam feliz suas vidas por que na verdade não há tempo a perder quando se trata de sua própria vida, sua existência. Se não notaram, se nunca deram atenção àquela frase comum "a vida é breve", acreditem... é verdade.

Um jovem pode argumentar sobre como pode ser breve se ele tem apenas 22 anos se ainda há mais, no mínimo, outros 40 pra viver. Ponto de vista. Por que até alí, até seus 22 anos, ele já sentiu que passou rápido. Ele não sabe quanto ao resto, mas tem esperança de que sejam mais lentos e de que possa aproveitar melhor. Isto por que ele gosta de viver. Talvez possa até não gostar tanto do modo como esta vivendo, mas gosta de estar vivo. O mesmo se dá para quem tem 17, 63, 45 anos. Até agora, passou rápido.
E depois de amanhã, Amanhã será Ontem. Se voce já sabe disto, reflita sobre o seguinte: Como voce gostaria que tivesse sido seu Ontem? Teria algo que gostarias de ter feito diferente? De ter dito ou não ter dito? Mas ainda há uma chance de mudar o sabor de seu Ontem, pelo menos daqui pra frente. Voce tem o Hoje em suas mãos para torná-lo excepcional ou, no mínimo, agradável às suas memórias. Saiba também que ao alterar o sabor desta memória sua, poderás estar também alterando o de pessoas ao seu redor. Seria mágico se não fosse tão real.

Mas como cuidar de algo tão imprevisível e volátil como o Hoje, o Agora? Uma formula simples de descrever, mas nem tão simples de se aplicar é a auto-observação. Consiste na verdade em dar atenção verdadeira ao que voce faz, em como faz, no exato instante em que faz. Olhando de um jeito mais profundo a questão, seria saborear o que põe na boca, olha com atenção ao animal que acaricia, dar atenção ao móvel onde estás deixando a chave de sua casa, apreciar a textura do tecido da roupa ao se vestir, olhar nos olhos de quem conversas, reparar no canto da porta enquanto está varrendo o chão, sentir o peso da caneta ao escrever em sua agenda. Olhando de um modo mais simples, seria dar atenção a voce e valorizar todos os seus sentidos em suas performances.

Consequências? Voce nunca mais vai esquecer onde deixou suas chaves, vai achar seu café da manhã delicioso e se sentirá satisfeito com seu pão com margarina; notará que o shampoo deixou sim seu cabelo mais brilhante, e que o amaciante usado nos lencóis não cumpriu o prometido. Também notará que os que conversam contigo sentem mais prazer nessas conversas do que antes. Eles talvez nem saibam o porquê, mas seu olhar atencioso lhes transmitiu uma agradável sensação de conversar e ser ouvido.
Que ironia. Muitas vezes cobramos de outros uma atenção maior sobre nós, mas não nos damos o mesmo privilégio. Já estamos em 2010. Já está mais do que na hora de nos tratarmos melhor, nos darmos a devida atenção, afinal, não gostamos de viver?

Que tal experimentar um pouco de auto-observação e, como bônus, melhorar a qualidade de seu dia-a-dia, de seu Hoje, de seu Ontem e, aí sim, de seu Amanhã?

Cuide-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário